O setor público engloba diferentes subsetores dentro dele, nomeadamente a saúde e a educação, para além de outros domínios como é o caso de edifícios públicos e de habitação. Desta forma, a transição energética no setor público acaba por ser desafiante, não só pela dificuldade em termos de implementação de projetos e tipologia dos investimentos propostos, mas também pela importância deste setor na vida da população.
Devido a estas dificuldades, as metas ambientais definidas para este setor em específico são escassas, mas as existentes focam-se na redução de energia primária e na diminuição do consumo energético.
O projeto RAISE pretende centrar a discussão deste tema no aumento da eficiência energética, tendo sempre em conta a complexidade da implementação de projetos e investimentos. O objetivo será facilitar a transição energética no setor de forma a atingir um sistema energético sustentável, mas sobretudo fiável e seguro.
A presente Policy Note elaborado pelo Grupo de Trabalho 2 – Transição Energética no Setor Público aborda a transição energética no setor público em Portugal, destacando a importância de aumentar a eficiência energética em edifícios públicos, saúde, educação e habitação. O documento enfatiza que, além de desafios operacionais e financeiros, a transição energética no setor público oferece uma oportunidade estratégica para promover a sustentabilidade, a fiabilidade e a segurança do sistema energético nacional.
Aceda aqui à Policy Note elaborada pelo RAISE para o Setor Público.
- 40% de redução de energia primária
- 10% do consumo energético através de soluções de autoconsumo
