O setor do turismo é o setor economicamente mais relevante em Portugal, pelo que a transição energética neste é fulcral tanto de um ponto de vista ambiental como financeiro.
Apesar do setor estar quase eletrificado, existe ainda um problema relativo às suas emissões, devido ao alto consumo energético causado por um défice de eficiência energética. Por essa razão, as metas ambientais definidas focam-se na redução de emissões, mas sempre através do aumento da eficiência energética e da diminuição do consumo energético.
O projeto RAISE pretende assim centrar a discussão deste tema em volta da formação e educação dos vários stakeholders no tema, tal como na importância que os turismos verdes e rurais têm no setor. O objetivo será facilitar a transição do setor para uma versão inteiramente sustentável.
A presente Policy Note elaborada pelo Grupo de Trabalho 3 – Transição Energética no Turismo destaca a importância da transição energética neste setor, reconhecendo que a mesma representa não apenas um desafio, mas também como uma oportunidade estratégica para fortalecer a competitividade do setor e contribuir para a sustentabilidade do país. O documento propõe metas nacionais até 2030, como a redução de 45% das emissões por quarto e a diminuição de 30% do consumo energético por meio de ações educativas direcionadas ao staff.
Aceda aqui à Policy Note elaborada pelo RAISE para o setor do Turismo.
- 45% de redução de emissões por quarto será devido a medidas de eficiência energética
- 30% de redução dos consumos de energia através da sensibilização e ações educativas do staff
