A transição energética na indústria portuguesa deixou de ser uma possibilidade distante para se tornar uma necessidade urgente. À medida que enfrentamos os desafios das alterações climáticas, da eficiência energética e da competitividade global, o setor industrial assume um papel central na redefinição do modelo energético do país, na qual o mix energético será fundamental. 

A indústria é um dos principais setores responsáveis pelo consumo de energia final em Portugal e, por uma fatia significativa das emissões de gases com efeito de estufa, não sendo um setor com um caminho linear para realizar a transição. Para cumprir as metas definidas pelo Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030) e pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), é essencial acelerar a adoção de soluções que reduzam a pegada carbónica e promovam a eficiência energética. Desde a eletrificação dos processos industriais ao uso de gases renováveis, são várias as tecnologias possíveis para esta jornada nos diferentes setores industriais. Contudo, esta transição apresenta desafios significativos, desde os elevados custos iniciais de investimento, às barreiras tecnológicas e regulatórias que dificultam a implementação de novas soluções e à adaptação das infraestruturas industriais existentes. Abordar estes desafios requer que a política energética europeia seja pensada de forma integrada

Este Catálogo reflete o compromisso da indústria nacional em responder aos desafios da descarbonização sem comprometer a competitividade. Através de investimentos estratégicos e inovadores, empresas dos mais variados setores demonstram como é possível transformar a matriz energética e reduzir custos operacionais, garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental e financeira.

O desenvolvimento deste Catálogo surge no âmbito do projeto RAISE-PT, uma iniciativa que reúne vários parceiros estratégicos na transição energética em Portugal. O BCSD Portugal e as suas empresas-membros desempenham um papel fundamental neste esforço coletivo, contribuindo para o debate, partilha de boas práticas e implementação de novas soluções, através de um envolvimento ativo. O compromisso dos membros do BCSD Portugal demonstra que a colaboração e o conhecimento partilhado são elementos essenciais para impulsionar mudanças estruturais e garantir um futuro mais sustentável para a indústria nacional.

Os casos aqui apresentados são mais do que exemplos isolados: são referências para o setor, ilustrando como diferentes abordagens podem ser adotadas de acordo com as especificidades de cada indústria. Desde a otimização de processos industriais e a adoção de fontes renováveis, até à implementação de novos modelos de negócio baseados na eficiência energética, este documento reúne experiências concretas que inspiram e motivam outros agentes a seguir o mesmo caminho, demonstrando que a mudança está em curso e que os resultados são tangíveis.

 

_

Os casos de estudo apresentados são um contributo das seguintes entidades do Grupo de trabalho "Transição energética na indústria" do RAISE-PT

APQuímica – Associação Portuguesa da Química, Petroquímica e Refinação; Bondalti; CIMPOR; COGEN Portugal – Associação Portuguesa para a Eficiência Energética Promoção da Cogeração; Cotesi; Floene Energias; GLN AdvancedSolutions (uma empresa do Grupo Manuel Champalimaud); Helexia; PRIO; Schneider Electric; Veolia

O prefácio é constituído pelos artigos da ADENE – Agência para a Energia e APB – Associação Portuguesa de Bancos.

 

Artigo da autoria de Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.